quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

QUARESMA 2012 Quarta-feira da Quaresma - Semana 1 (29/02/12)

Relaxamento e calma é um subproduto de um bom trabalho.
Obviamente, se você se esforçar para relaxar o esforço para fazê-lo só vai criar mais tensão. Dê à meditação tudo que você tem, mas não tente demasiado forte. A meditação é um bom trabalho e leva a um tipo de descanso que não é passivo e entorpecido, mas claro, alerta e dinâmico.
 Isso é chamado paz.
O trabalho é a troca de energia entre diferentes formas. Quando começamos qualquer meditação, somos absorvidos nas formas de círculos de pensamentos diários e sentimentos, em todas as suas manifestações passadas e futuras. Elas representam o trabalho de nossas vidas diárias - necessário e útil.
No entanto, no momento em que começamos o trabalho de meditação - para estar no presente - essas formas se tornam distrações que devem ser deixadas para trás, todas elas. Instintivamente a mente tenta se comprometer - a dizer o mantra e, ao mesmo tempo, manter-se planejando ou sondando os pensamentos dolorosos ou entregando-se aos agradáveis.
Então, especialmente se você está estressado e sente que não tem tempo suficiente, tudo parece um desperdício de tempo, trabalho não-produtivo. Abraçar este desperdício aparente, porém, o transforma no mais poderoso estado da pobreza de espírito que é o caminho mais rápido para casa.
É como fazer o check-in para um vôo lotado, em um assento do meio na fileira de trás da classe econômica, próximo ao banheiro, e ser promovido para a classe executiva. Você pode não acreditar na sua sorte. Isso soa um pouco egoísta; o que torna altruísta é que você também percebe que todo mundo pode aproveitar a mesma "promoção de vida". E tenta avisá-los disso.
  As distrações vêm em embalagens diferentes - pensamentos triviais e superficiais de sua vida, questões pessoais mais profundas e (os vírus realmente perigosos) ambições espirituais e auto-avaliação. Toda a vez começamos de onde estamos. A maioria de nós começa com uma infinidade de imagens.
Tomar a direção oposta a elas, retornar fielmente ao mantra, no coloca em um reinício. Com o tempo, vemos que a fonte de toda a distração é a auto-consciência, a tendência de formar uma imagem de nós mesmos.
 Deixar isso para trás é o mais duro trabalho do deserto.
Mas isso leva para o oásis de auto-conhecimento e, eventualmente, para a terra prometida em si.
Laurence Freeman OSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe nos seu comentario para que este espaço seja cada vez melhor para todos os que aqui chegarem.