quinta-feira, 1 de março de 2012

Dom John Main, OSB - WCCM

Quaresma 2012
Quinta-feira da Quaresma - Semana 1 (01/03/12)
Peça e você receberá...

Se nós recebermos este incentivo na fase mágica do nosso desenvolvimento, vamos ou nos tornar muito decepcionados muito rapidamente, ou seremos forçados a ginásticas metafísicas que bagunçam as nossas mentes.

Até mesmo a mente racional não pode fazer muito sentido desta afirmação que a nossa prática espiritual vale a pena. Para pedir... mas para quê? E quantas vezes? O que devemos oferecer em troca? Mil rosários, desistindo de bebida na Quaresma? Para a mente contemplativa, no entanto, onde paradoxo e sutileza estão mais em casa, estas palavras de Jesus fazem perfeito sentido.

Pedir alguma coisa é reconhecer que não temos isso. É humilhante e arriscado para o ego auto-suficiente, porque a confissão de toda a necessidade nos torna vulneráveis . O truque é perceber que não estamos a pedir qualquer coisa que queremos. Estamos apenas colocando-nos neste estado de pedir - um primeiro passo para a pobreza de espírito e desapego radical. Pedindo por coisa nenhuma significa que nós recebemos tudo o que pedimos, porque é dado na própria forma de pedir. A resposta está na pergunta se ouvirmos silenciosamente o suficiente.

Isso não vai fazer você ganhar na loteria ou consolá-lo com a fantasia de que você pode, mas isto vai ajudar você a viver contente sem ganhar.

Da mesma forma, meditação é atenção, prestando atenção sem prender-se a qualquer objeto de atenção e dispensando todas as imagens e pensamentos. Oração pura, sem aditivos.

Não é um jogo complexo, mas como todos os jogos tem regras. Na verdade, esta é a única regra deste jogo. A disciplina duas vezes por dia de meditação não é tanto uma regra como o bilhete para o jogo.
Laurence Freeman OSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe nos seu comentario para que este espaço seja cada vez melhor para todos os que aqui chegarem.